segunda-feira, 30 de maio de 2011

10ª aula de português instrumental" Concordância Norminal"

Na aula foi sobre as concordâncias e como poderíamos usar de forma certa nas palavras certas e no momento certo.
Resumo de Claudete
Inicialmente começou sobre a concordância nominal e suas regras gerais que são duas regras, sendo a 1ª regras é quando o adjetivo é proposto a vários substantivos do mesmo gênero ele vai para o plural ou concorda com o substantivo mais próximo e a 2º caso que substantivos forem de gêneros diferentes, o adjetivo pode ir para o plural masculino ou pode concordar com o substantivo mais próximo. Também foi citado que a concordância do adjetivo com o substantivo será obrigatória e quando os substantivos for no  sinônimo, e quando os susbstantivos estiverem no plural, quando o adjetivo antecede o substantivo.

Português Instrumental:
Atividade sobre concordância verbal e nominal.
1. Reescreva as frases completando os espaços com uma das palavras entre parênteses:
a) Mantenha o quarto e as salas bem LIMPAS. (limpos/limpas)
b) O ciclista teve um dos braços QUEBRADO. (quebrado/quebrados)
c) “Elas retiravam, dos braços, do pescoço, brincos e fitas COLORIDOS.” (coloridos/coloridas).
d) “Mas, ó cigarra que zinis, não sois A MESMA. que eu ouvi menino” (a mesma/as mesmas).
f) Devemos estar ALERTA para qualquer eventualidade. (alerta/alertas)
g) As cópias vão ANEXAS aos originais. (anexo/anexas)
h) Seguem INCLUSOS os selos para a carta-resposta. (incluso/inclusos).
i) As cortinas, MEIO abertas, deixam passar a luz dourada do sol. (meio/meias/meia)
j)“Às veze4s as idéias não vêm, ou vêm muito numerosas – e a folha permanece MEIO escrita (meia/meio).
2. Escolha entre as frases a seguir, a que lhe parecer correta.
a) O quarto, a sala, a cozinha, tudo foi reformado. CERTO
O quarto, a sala, a cozinha, tudo foram reformados.
b) O problema são as minha notas baixas.
O problema é as minhas notas baixas. CERTO
c) Duas horas é muito para ficar acordado. CERTO
Duas horas são muito para ficar acordado.
d) É meia noite em Brasília. CERTO
Em Brasília já são meia noite.
e) Ou você ou eu devemos participar da assembléia. CERTO
Ou você ou eu deverei participar da assembléia.
f) Nem eu nem você podemos abraçar a menina. CERTO
Nem eu nem você podem abraçar a menina.
g) Não só o mar, mas também o rio ficaram poluídos.
Não só o mar, mas também o rio ficou poluído.
h) Ela é uma das que sabe menos aqui na classe CERTO.
Ela é uma das que sabem menos aqui na classe.
i) Um ou outro deverá começar o jogo. CERTO
Um ou outro deverão começar o jogo.
j) A maioria preferem ficar em casa
A maioria prefere ficar em casa; CERTO

3. Reescreva as frases completando-as adequadamente com uma das formas verbais entre parêntese. Quando o uso for opcional, escolha a forma mais utilizada.
a) “Havia seis pousadas agora, juntas, ( havia/haviam).
b) “Nenhuma de nós sabemos, sem a senhora, conversar com os outros.” (sabe/sabemos).
c) “A televisão, o rádio, o cinema, o jornal são elementos do cotidiano.” (é/são).
d) “ - Nossa! – exclamou um dos que assistia.(assistia/assistiam).
e) “ Homem, objeto, fato, sonho, tudo é o mesmo, em substância de areia. ( é/são).
f) “ Tudo são paredes de areia, como este dolo inventado.” (é/são).
g) “Não sou eu que o tem.” (tenho/tem)
h) “E Vossa Mercê reparai que outras há, mas bem lavradas.” (repare-reparai/ há-hão).
i) “Um dos que querem a coroa militar na TFP dos radicais de direita.” (quer/querem).

4. Utilizando os verbos entre parênteses no presente do indicativo, reescreva as frases, de acordo com as normas de concordância verbal:
a) (Fazer) dez anos que moro nesta rua. FAZ
b) (Haver) inúmeros livros raros na biblioteca HÁ
c) (Deve) haver computadores naquela escola. DEVEM
d) (Fazer) poucas semanas que fui promovida no trabalho. FAZ
e) (Fazer) alguns dias que não vou até lá. FAZ
f) Vocês (haver) de vencer essas dificuldades. HÂO
g) (Fazer) muitos dias que ele, não vem aqui. FAZ
h) Creio que eles (haver) de conseguir um bom emprego. HÃO
i) (Haver) horas em que a gente esta cansado. HÁ
5. Reescreva as frases completando os espaços com uma das formas verbais entre parênteses. Quando houver duas possibilidades, dê preferência a mais usada.
a) A maior parte dos convidados ainda não chegou graças a Deus! (chegou/chegaram)
b) Já lhe disse: dinheiro, viagens, fama, poder, nada disso me impressiona. (impressionam/impressiona).
c) Não sou eu quem vai limpar o chão. (vou/vai).
d) Vejo os cães que também correm aceleradamente. (corre/correm)
e) Quanta miséria, quanta desgraça, quanto sofrimento existem em meu país! (existe/existem)

Resumo de Deyse


Resumo de Gleizimar


Resumo de Laurice
A professora mencionou sobre as regras gerais da língua portuguesa, assim sabemos que o adjetivo é proposto por vários substantivos do mesmo gênero.
2º Caso - Se os substantivos forem de gêneros diferentes o adjetivo pode ir para o plural masculino ou pode concordar com o substantivo mais próximo.
-A concordância do adjetivo com o último substantivo será obrigatório.
-O substantivo vai para o plural e não se repete o artigo.
-O adjetivo concorda, normalmente com o substantivo, o que não ocorre quando precedido da preposição.
-Quando o adjetivo antecede o substantivo de mesmo gênero, ele concordará necessariamente com o substantivo mais próximo.
Assim temos as palavras Quite e Conforme que faz concordância com o respectivo substantivo, segundo a norma geral. Dessa forma tive bom aproveitamento da aula e entender um pouco sobre concordância.

Português Instrumental:
Atividade sobre concordância verbal e nominal.
1.      Reescreva as frases completando os espaços com uma das palavras entre parênteses:
a)      Mantenha o quarto e as salas bem LIMPAS. (limpos/limpas)
b)      O ciclista teve um dos braços QUEBRADO. (quebrado/quebrados)
c)     “Elas retiravam, dos braços, do pescoço, brincos e fitas COLORIDOS.” (coloridos/coloridas).
d)     “Mas, ó cigarra que zinis, não sois A MESMA. que eu ouvi menino” (a mesma/as mesmas).
f)   Devemos estar ALERTA para qualquer eventualidade. (alerta/alertas)
g) As cópias vão ANEXAS aos originais. (anexo/anexas)
h) Seguem INCLUSOS os selos para a carta-resposta. (incluso/inclusos).
i) As cortinas, MEIO abertas, deixam passar a luz dourada do sol. (meio/meias/meia)
j)“Às veze4s as idéias não vêm, ou vêm muito numerosas – e a folha permanece MEIO escrita (meia/meio).
2.      Escolha entre as frases a seguir, a que lhe parecer correta.
a) O quarto, a sala, a cozinha, tudo foi reformado. CERTO
    O quarto, a sala, a cozinha, tudo foram reformados.
b) O problema são as minha notas baixas.
    O problema é as minhas notas baixas. CERTO
c) Duas horas é muito para ficar acordado. CERTO
    Duas horas são muito para ficar acordado.
d) É meia noite em Brasília. CERTO
    Em Brasília já são meia noite.
e) Ou você ou eu devemos participar da assembléia. CERTO
    Ou você ou eu deverei participar da assembléia.
f) Nem eu nem você podemos abraçar a menina. CERTO
   Nem eu nem você podem abraçar a menina.
g) Não só o mar, mas também o rio ficaram poluídos.
    Não só o mar, mas também o rio ficou poluído.
h) Ela é uma das que sabe menos aqui na classe CERTO.
    Ela  é uma das  que sabem menos aqui na classe.
i) Um ou outro deverá começar o jogo. CERTO    
   Um ou outro deverão começar o jogo.
j) A maioria preferem ficar em casa
  A maioria prefere ficar em casa; CERTO

3. Reescreva as frases completando-as adequadamente  com uma das formas verbais entre parêntese. Quando o uso for opcional, escolha a forma mais utilizada.
a) “Havia seis pousadas agora, juntas, ( havia/haviam).
b) “Nenhuma de nós sabemos, sem a senhora, conversar com os outros.” (sabe/sabemos).
c) “A televisão, o rádio, o cinema, o jornal são elementos do cotidiano.” (é/são).
d) “ - Nossa! – exclamou um dos que assistia.(assistia/assistiam).
e) “ Homem, objeto, fato, sonho, tudo é o mesmo, em substância de areia. ( é/são).
f) “ Tudo são paredes de areia, como este dolo inventado.” (é/são).
g) “Não sou eu que o tem.” (tenho/tem)
h) “E Vossa Mercê reparai que outras há, mas bem lavradas.” (repare-reparai/ há-hão).
i) “Um dos que querem a coroa militar na TFP dos radicais de direita.” (quer/querem).

4. Utilizando os verbos entre parênteses no presente do indicativo, reescreva as frases, de acordo com as normas de concordância verbal:
a)      (Fazer) dez anos que moro nesta rua. FAZ
b)      (Haver) inúmeros livros raros na biblioteca HÁ
c)      (Deve) haver computadores naquela escola. DEVEM
d)     (Fazer) poucas semanas que fui promovida no trabalho. FAZ
e)      (Fazer) alguns dias que não vou até lá. FAZ
f)       Vocês (haver) de vencer essas dificuldades. HÂO
g)      (Fazer) muitos dias que ele, não vem aqui. FAZ
h)      Creio que eles (haver) de conseguir um bom emprego. HÃO
i)        (Haver) horas em que a gente esta cansado. HÁ
 
5. Reescreva as frases completando os espaços com uma das formas verbais entre parênteses. Quando houver duas possibilidades, dê preferência a mais usada.
a)      A maior parte dos convidados ainda não chegou graças a Deus! (chegou/chegaram)
b)     Já lhe disse: dinheiro, viagens, fama, poder, nada disso me impressiona. (impressionam/impressiona).
c)      Não sou eu quem vai limpar o chão. (vou/vai).
d)    Vejo os cães que também correm aceleradamente. (corre/correm)
e)    Quanta miséria, quanta desgraça, quanto sofrimento existem em meu país! (existe/existem)

Resumo de Mª Cristina
Neste dia a professor nos ensinou sobre Concordância Nominal o adjetivo, o artigo, o numeral e o pronome adjetivo concordam com o substantivo em gênero,falou sobre as regras, falou sobre anexo,quite e conforme, alerta, menos, monstro, pseudo, haja vista e expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário