segunda-feira, 30 de maio de 2011

11ª aula de português instrumental "

Precisamos saber interpretar as leituras de textos. E para isso podemos levar até o fim e por isso que a professora esta dando essa aula que é muito importante.
Resumo de Claudete
A aula foi muito interessante, pois, a professora passou um slides de Fernando Pessoa que fala "Navegar é preciso"(morrer é preciso). Após todos os slides pediu o que era preciso fazer para mudar de novo em Minha Vida? Coloquei que precisava ser menos egoista, mais amiga, depender mais dos outros e buscar entender o outro, ser menos anciosa em determinadas coisas, ser menos observadora no meu outro lado ou seja, em que qualquer lugar que estiver e por fim preciso ser menos sincera com outro porque as vezes magou as pessoas que mais amo. Também deu uma atividades de compreensão Leitora, que falava de : sobre um escravo concurda, feio, mas de sabedoria única do mundo cujo nome é ESOPO  e que tinha um mercador grego que lhe deu algumas moedas  para comprar o que havia de melhor no mercado, quando chegou trouxe uma língua para preparar que era a melhor comida do mundo. A língua é a chave das ciências, o órgão de verdade e da razão. Graças a língua é que se constroem as cidades; graças a língua é que podemos dizer o nosso amor. A língua é o órgão do carinho, da ternura, do amor, da compreensão. É a língua que torna eternos os versos dos grandes poetas, as idéias dos grandes escritores. Com a língua se ensina, se persuade, se instrui, se reza, se explica, se canta, se descreve, se elogia, se demonstra, se afirma. A língua também se diz sim e não, e com ela fazemos intrigas, falsas promessas, trapaceamos, falamos mentira, da discórdia, dos entendimentos, das guerras, da exploração. Podemos dizer que a língua é a pior e a melhor de todas as coisas!
01. Reflexão:
a) Após a leitura do texto acima o que você tomaria como mensagem?
R: precisamos tomar muito cuidado com que falamos com as pessoas, porque falamos coisas que podem magoar.


b) Como essa mensagem pode ser direcionada à atividade que esta sendo exercida agora?
R: Precisamos nos comunicar mas um com outro.


02. Entrevista:
2.1 Nome completo: Deyse Suely Oliveira
Endereço:Rua: M.T de Souza nº 472, Bairro Caimbé.
2.2 Grau de escolaridade: Superior (cursando)
2.3 Profissão que deseja exercer no futuro: Que seja relacionado com am educação.
2.4 Por que você decidiu fazer este curso? o que pensa fazer quando terminar seus estudos de graduação?
R: Trabalhar na área e buscar melhorar a minha vida.
2.5 Você sente algum tipo de dificuldade quanto ao uso correto da língua portugues? em caso afirmativo, liste as suas principais dificuldades.
R: Sim. Na forma de falar e agir em certas ocasiões tanto no trabalho e em casa.
2.6 Escreva seu principal objetivo profissional.
R: Realizar um bom trabalho.
Resumo de Deyse


Resumo de Gleizimar
Não passou seu resumo para o grupo


Resumo de Laurice
A professora Eliana passou um vídeo sobre o poema navegar é preciso (morrer é preciso) de Fernando pessoa, nele relatava que a morte é apenas uma ausência de vida, e que antes da morte você tem que viver tudo aquilo que almeja e você têm que velejar em direção de algo que te faça feliz e te de prazer. Afinal o bom da vida é aproveitar a jornada, gozando tudo de bom que a vida lhe oferece. No desenvolver da aula a professora falou sobre um rico mercador e um escravo chamado esopo, mais de sabedoria única no mundo, e que para o escravo a língua é o que há de melhor no mundo, que nos une a todos,quando falamos,sem a língua não poderíamos nos entender.
Além disso, foi feito um exercício de reflexão do texto sobre a língua:
1. Após a leitura do texto acima o que você tomaria como mensagem?Devemos controlar a língua, com que falamos a maneira de se expressar e de como usar essa parte do nosso corpo.
2. Como essa mensagem pode ser direcionada á atividade que está sendo exercida agora?Uma fonte de aprendizagem para nosso dia-a-dia, pois a língua nos une a tudo e a todos e pode nos levar a caminhos diversos.
ENTREVISTA
1. Nome completo:Laurice Meneses
2. Endereço completo:Rua: Manoel de Souza    Nº: 47 Bairro: caimbé  CEP: 69312-225       Cidade: Boa Vista
3. Grau de Escolaridade:Superior (cursando)
4. Profissão que deseja exercer no futuro:
Uma futura gestora.
5. Por que você decidiu fazer este curso? O que pensa fazer quando terminar seus estudos de graduação?Por se de curto período, me especializar em alguma área é prestar um bom serviço.
6. Você sente algum tipo de dificuldade quanto ao uso correto da língua portuguesa? Em caso afirmativo, liste as suas principais dificuldades.Sim, em falar certas palavras e às vezes em escrever algo, pois não tenho palavras para colocar no texto.
7. Escreva seu principal objetivo profissional.Ser um bom profissional, colocando tudo em prática tudo aquilo que aprendi, sempre buscando mais.
Resumo de Mª Cristina
MORRER É PRECISO (Fernando Pessoa)
O que precisa morrer em mim para eu nascer de novo , em primeiro lugar me aceitar do jeito que eu sou e mudar meu comportamento, amadurecer  essa é a palavra certa eu acredito que tenho que aprender a ouvir mais e agir,eu sou muito acomodada,mas quanto a isso sei que só depende de mim .

10ª aula de português instrumental" Concordância Norminal"

Na aula foi sobre as concordâncias e como poderíamos usar de forma certa nas palavras certas e no momento certo.
Resumo de Claudete
Inicialmente começou sobre a concordância nominal e suas regras gerais que são duas regras, sendo a 1ª regras é quando o adjetivo é proposto a vários substantivos do mesmo gênero ele vai para o plural ou concorda com o substantivo mais próximo e a 2º caso que substantivos forem de gêneros diferentes, o adjetivo pode ir para o plural masculino ou pode concordar com o substantivo mais próximo. Também foi citado que a concordância do adjetivo com o substantivo será obrigatória e quando os substantivos for no  sinônimo, e quando os susbstantivos estiverem no plural, quando o adjetivo antecede o substantivo.

Português Instrumental:
Atividade sobre concordância verbal e nominal.
1. Reescreva as frases completando os espaços com uma das palavras entre parênteses:
a) Mantenha o quarto e as salas bem LIMPAS. (limpos/limpas)
b) O ciclista teve um dos braços QUEBRADO. (quebrado/quebrados)
c) “Elas retiravam, dos braços, do pescoço, brincos e fitas COLORIDOS.” (coloridos/coloridas).
d) “Mas, ó cigarra que zinis, não sois A MESMA. que eu ouvi menino” (a mesma/as mesmas).
f) Devemos estar ALERTA para qualquer eventualidade. (alerta/alertas)
g) As cópias vão ANEXAS aos originais. (anexo/anexas)
h) Seguem INCLUSOS os selos para a carta-resposta. (incluso/inclusos).
i) As cortinas, MEIO abertas, deixam passar a luz dourada do sol. (meio/meias/meia)
j)“Às veze4s as idéias não vêm, ou vêm muito numerosas – e a folha permanece MEIO escrita (meia/meio).
2. Escolha entre as frases a seguir, a que lhe parecer correta.
a) O quarto, a sala, a cozinha, tudo foi reformado. CERTO
O quarto, a sala, a cozinha, tudo foram reformados.
b) O problema são as minha notas baixas.
O problema é as minhas notas baixas. CERTO
c) Duas horas é muito para ficar acordado. CERTO
Duas horas são muito para ficar acordado.
d) É meia noite em Brasília. CERTO
Em Brasília já são meia noite.
e) Ou você ou eu devemos participar da assembléia. CERTO
Ou você ou eu deverei participar da assembléia.
f) Nem eu nem você podemos abraçar a menina. CERTO
Nem eu nem você podem abraçar a menina.
g) Não só o mar, mas também o rio ficaram poluídos.
Não só o mar, mas também o rio ficou poluído.
h) Ela é uma das que sabe menos aqui na classe CERTO.
Ela é uma das que sabem menos aqui na classe.
i) Um ou outro deverá começar o jogo. CERTO
Um ou outro deverão começar o jogo.
j) A maioria preferem ficar em casa
A maioria prefere ficar em casa; CERTO

3. Reescreva as frases completando-as adequadamente com uma das formas verbais entre parêntese. Quando o uso for opcional, escolha a forma mais utilizada.
a) “Havia seis pousadas agora, juntas, ( havia/haviam).
b) “Nenhuma de nós sabemos, sem a senhora, conversar com os outros.” (sabe/sabemos).
c) “A televisão, o rádio, o cinema, o jornal são elementos do cotidiano.” (é/são).
d) “ - Nossa! – exclamou um dos que assistia.(assistia/assistiam).
e) “ Homem, objeto, fato, sonho, tudo é o mesmo, em substância de areia. ( é/são).
f) “ Tudo são paredes de areia, como este dolo inventado.” (é/são).
g) “Não sou eu que o tem.” (tenho/tem)
h) “E Vossa Mercê reparai que outras há, mas bem lavradas.” (repare-reparai/ há-hão).
i) “Um dos que querem a coroa militar na TFP dos radicais de direita.” (quer/querem).

4. Utilizando os verbos entre parênteses no presente do indicativo, reescreva as frases, de acordo com as normas de concordância verbal:
a) (Fazer) dez anos que moro nesta rua. FAZ
b) (Haver) inúmeros livros raros na biblioteca HÁ
c) (Deve) haver computadores naquela escola. DEVEM
d) (Fazer) poucas semanas que fui promovida no trabalho. FAZ
e) (Fazer) alguns dias que não vou até lá. FAZ
f) Vocês (haver) de vencer essas dificuldades. HÂO
g) (Fazer) muitos dias que ele, não vem aqui. FAZ
h) Creio que eles (haver) de conseguir um bom emprego. HÃO
i) (Haver) horas em que a gente esta cansado. HÁ
5. Reescreva as frases completando os espaços com uma das formas verbais entre parênteses. Quando houver duas possibilidades, dê preferência a mais usada.
a) A maior parte dos convidados ainda não chegou graças a Deus! (chegou/chegaram)
b) Já lhe disse: dinheiro, viagens, fama, poder, nada disso me impressiona. (impressionam/impressiona).
c) Não sou eu quem vai limpar o chão. (vou/vai).
d) Vejo os cães que também correm aceleradamente. (corre/correm)
e) Quanta miséria, quanta desgraça, quanto sofrimento existem em meu país! (existe/existem)

Resumo de Deyse


Resumo de Gleizimar


Resumo de Laurice
A professora mencionou sobre as regras gerais da língua portuguesa, assim sabemos que o adjetivo é proposto por vários substantivos do mesmo gênero.
2º Caso - Se os substantivos forem de gêneros diferentes o adjetivo pode ir para o plural masculino ou pode concordar com o substantivo mais próximo.
-A concordância do adjetivo com o último substantivo será obrigatório.
-O substantivo vai para o plural e não se repete o artigo.
-O adjetivo concorda, normalmente com o substantivo, o que não ocorre quando precedido da preposição.
-Quando o adjetivo antecede o substantivo de mesmo gênero, ele concordará necessariamente com o substantivo mais próximo.
Assim temos as palavras Quite e Conforme que faz concordância com o respectivo substantivo, segundo a norma geral. Dessa forma tive bom aproveitamento da aula e entender um pouco sobre concordância.

Português Instrumental:
Atividade sobre concordância verbal e nominal.
1.      Reescreva as frases completando os espaços com uma das palavras entre parênteses:
a)      Mantenha o quarto e as salas bem LIMPAS. (limpos/limpas)
b)      O ciclista teve um dos braços QUEBRADO. (quebrado/quebrados)
c)     “Elas retiravam, dos braços, do pescoço, brincos e fitas COLORIDOS.” (coloridos/coloridas).
d)     “Mas, ó cigarra que zinis, não sois A MESMA. que eu ouvi menino” (a mesma/as mesmas).
f)   Devemos estar ALERTA para qualquer eventualidade. (alerta/alertas)
g) As cópias vão ANEXAS aos originais. (anexo/anexas)
h) Seguem INCLUSOS os selos para a carta-resposta. (incluso/inclusos).
i) As cortinas, MEIO abertas, deixam passar a luz dourada do sol. (meio/meias/meia)
j)“Às veze4s as idéias não vêm, ou vêm muito numerosas – e a folha permanece MEIO escrita (meia/meio).
2.      Escolha entre as frases a seguir, a que lhe parecer correta.
a) O quarto, a sala, a cozinha, tudo foi reformado. CERTO
    O quarto, a sala, a cozinha, tudo foram reformados.
b) O problema são as minha notas baixas.
    O problema é as minhas notas baixas. CERTO
c) Duas horas é muito para ficar acordado. CERTO
    Duas horas são muito para ficar acordado.
d) É meia noite em Brasília. CERTO
    Em Brasília já são meia noite.
e) Ou você ou eu devemos participar da assembléia. CERTO
    Ou você ou eu deverei participar da assembléia.
f) Nem eu nem você podemos abraçar a menina. CERTO
   Nem eu nem você podem abraçar a menina.
g) Não só o mar, mas também o rio ficaram poluídos.
    Não só o mar, mas também o rio ficou poluído.
h) Ela é uma das que sabe menos aqui na classe CERTO.
    Ela  é uma das  que sabem menos aqui na classe.
i) Um ou outro deverá começar o jogo. CERTO    
   Um ou outro deverão começar o jogo.
j) A maioria preferem ficar em casa
  A maioria prefere ficar em casa; CERTO

3. Reescreva as frases completando-as adequadamente  com uma das formas verbais entre parêntese. Quando o uso for opcional, escolha a forma mais utilizada.
a) “Havia seis pousadas agora, juntas, ( havia/haviam).
b) “Nenhuma de nós sabemos, sem a senhora, conversar com os outros.” (sabe/sabemos).
c) “A televisão, o rádio, o cinema, o jornal são elementos do cotidiano.” (é/são).
d) “ - Nossa! – exclamou um dos que assistia.(assistia/assistiam).
e) “ Homem, objeto, fato, sonho, tudo é o mesmo, em substância de areia. ( é/são).
f) “ Tudo são paredes de areia, como este dolo inventado.” (é/são).
g) “Não sou eu que o tem.” (tenho/tem)
h) “E Vossa Mercê reparai que outras há, mas bem lavradas.” (repare-reparai/ há-hão).
i) “Um dos que querem a coroa militar na TFP dos radicais de direita.” (quer/querem).

4. Utilizando os verbos entre parênteses no presente do indicativo, reescreva as frases, de acordo com as normas de concordância verbal:
a)      (Fazer) dez anos que moro nesta rua. FAZ
b)      (Haver) inúmeros livros raros na biblioteca HÁ
c)      (Deve) haver computadores naquela escola. DEVEM
d)     (Fazer) poucas semanas que fui promovida no trabalho. FAZ
e)      (Fazer) alguns dias que não vou até lá. FAZ
f)       Vocês (haver) de vencer essas dificuldades. HÂO
g)      (Fazer) muitos dias que ele, não vem aqui. FAZ
h)      Creio que eles (haver) de conseguir um bom emprego. HÃO
i)        (Haver) horas em que a gente esta cansado. HÁ
 
5. Reescreva as frases completando os espaços com uma das formas verbais entre parênteses. Quando houver duas possibilidades, dê preferência a mais usada.
a)      A maior parte dos convidados ainda não chegou graças a Deus! (chegou/chegaram)
b)     Já lhe disse: dinheiro, viagens, fama, poder, nada disso me impressiona. (impressionam/impressiona).
c)      Não sou eu quem vai limpar o chão. (vou/vai).
d)    Vejo os cães que também correm aceleradamente. (corre/correm)
e)    Quanta miséria, quanta desgraça, quanto sofrimento existem em meu país! (existe/existem)

Resumo de Mª Cristina
Neste dia a professor nos ensinou sobre Concordância Nominal o adjetivo, o artigo, o numeral e o pronome adjetivo concordam com o substantivo em gênero,falou sobre as regras, falou sobre anexo,quite e conforme, alerta, menos, monstro, pseudo, haja vista e expressão.

domingo, 29 de maio de 2011

9ª aula de portugues instrumental " problemas gerais da Lingua portuguesa"

Nesta aula a professora fez uma explicação sobre os problemas gerais da língua portuguesa ou seja, como noa falamos erramos e muitas vezes não temos o hábito de corrigir e fica por isso mesmo.

Resumo de Claudete
Atualmente no Brasil cada brasileiro se expressa da maneira totalmente errada na Lingua Portuguesa e muitas vezes não se corrigi e continua falando errado. Precisamos ter o hábito de nos expressar correto e saber os significados de determinadas palavras usada na Língua Portugues. Vamos citar  caso de pessoas formadas de nível superior que destroi a concordância nominal e se expressa errado. Nesta aula vamos citar dois casos da pronuncia da Lingua portuguesa errada: Caso Nardoni e a fala do Ex-presidente Lula. Também deu exemplo de algumas palavras que era pronunciada errada do tipo: iorgute( certo é iogurte); Asterístico(certo é asterico); meia cansada( certo é meio cansada); trezentos gramas( a grama pode ser de um pasto o certo o grama); Beneficiente ( certo - beneficente); vasculhante( certo é basculante). A professora pediu que analizamos o depoimento do caso Nardoni e do depoimento do Ex-presidente Lula, havia muitas palavras pronunciada errada nos depoimentos do tipo: " somos muitos apegados a familia";´..." é tudo na nossa vida"; ..."sempre formos família." Os depoimentos podem ser encontrados no site: www.rafinhabastos.com.br no papo furado com Rafael Bastos e Marcelo mansfield.

Resumo de Deyse

Resumo de Gleizimar

Resumo de Laurice
Teve o objetivo de ensinar os erros mais freqüentes da língua portuguesa e que nunca devemos falar, por exemplo: asterístico, meia cansada,di menor,vasculhante,ploblema e outros.Sabendo que o certo é: asterisco, meio cansada, maior ou menor,basculante,problema,pois devemos sempre procurar a escrever certo e falar corretamente sabemos quanto isso é importante.
No dia- a- dia é muito usado o termo MIM, por exemplo: para mim fazer ,para mim comprar,sendo que o mim não conjuga o verbo, e o certo é para EU fazer , para EU comprar. Assim tive a oportunidade de aprender a usa o mim/ eu.Nessa aula  assistir os relatos da família nardoni e encontrar e os erros mais freqüentes da língua portuguesa como:onde um ia;ia todos e outros.Portanto com todos esses erros devemos nos policiar todos os dias na maneira de falar e escrever corretamente.
Resumo de Mª Cristina
Nesta aula a professor Eliana falou sobre Problemas Gerais da aula portuguesa,citou palavras que nunca devemos dizer: Menas(sempre diga menos),iorgute(iogurte)…enfim deu vários outros exemplos e nos passou uma atividade em sala para citarmos dez palavras que conhecemos diferente do que ela havia citado.
 

sábado, 28 de maio de 2011

8ª aula de Portugues Instrumental

Cada aula tem seus conteúdos que são fundamentais para o nosso conviveu tanto em nosso lar e em nosso trabalho. Nesta aula faltaram as componentes do grupo ( claudete- que estava viajando á trabalho e Gleizimar-estava doente), pois foram postado os resumos de Deyse, Laurice e Mª Cristina.
Resumo de Deyse
Descrição do gênero Artigo de Opinião
Esfera:Jornalística Finalidade
Convencer o outro de que a tese defendida e a mais adequada; influenciar o pensamento dos leitores ,isto e fortalecer ou transformar a posição dos destinatários sobre uma questão conversa de interesse social e, eventualmente, influenciar o comportamento desses destinatários;
Condições de produção 2 Autor: alguem que domina o assunto em geral está vinculado a alguma instituição.Suporte /Circulação; jornais revistas internet etc. Leitores de uma publicação (em geral uma elite privilegiada, formadora de opinião.
Vozes que circulam; Pode ser: Explicitas ou implícitas
Definidas ou genéricas:
Conteudo Tematico
Questões controversas que se supõe de relevância social (nem sempre explicitas nos artigos de opinião ).
Ex: de questões polemicas
O aborto deve ser legalizado?A maioria penal deve ser?
Forma Composicional (1)
É variável, mais sempre terá:uma tese/posição/opinião que é definida;Argumentos q/ sustentam essa tese;  Movimento argumentativo – sustentação, refutação, negociação.
Formas Composicionais (2)
Também e comum trazer uma contextualização inicial da questão.
Conclusão que em geral, retoma a tese ou  conclama a ação;Estilo- marcas/ recursos lingüísticos.
Operadores argumentativos – conectivos e organizadores textuais – ou construções que os tornem implícitos.
Na pessoa 3ª ou 1ª pessoa;uso freqüente de qualificadores e, por vezes, modalizadores.
Condições de produção
Interlocutores conhecidos.
Objetivos variados : Contar / relata algo,solicitar algo, manter contato, aconselhar etc.
Conteúdo Temático
Em geral, questão de natureza pessoal
Forma opcional
Determinação do destinatário
Interpretação inicial e formula de cortesia
Possibilidade  de uso de varias seqüências textuais injustiva, positiva,descritiva,argumentativa,narrativo-definido pela situação sócio comunicativas.
Saudação
Formula de despedida
Identificação do remetente
Marca/recursos lingüísticos
Em geral, predomina o uso do registro coloquial
Uso da 1ª pessoa
Presenca de perguntas ou outros tipos de formulações que incitam respostas.
Muitas marcas/recursos lingüísticos dependem das seqüências textuais predominantes
Resumo Laurice
DESCRIÇÃO DE GÊNERO: a aula teve o objetivo de ensinar as condições de produção na esfera jornalística que tem a finalidade de defender e influenciar o pensamento dos leitores, e na condição de produção do autor a finalidade é dominar o assunto e está informado sobre o que esta vinculada a alguma coisa ou instituição.
Forma composicional 1 - é uma variável com opinião e uma tese defendida.
Forma composicional 2-traz uma contextualização e em geral chama para fazer a ação. Foi mencionado sobre a discussão gramatical que é o uso de organizadores para introduzir argumentos como, por exemplo: pois; visto que; posto que; e para estabelecer uma graduação usa-se: em 1º lugar, inicialmente, 2º lugar e finalmente, e para introduzir conclusões é usado, portanto, assim, em suma, etc. Assim foi encerrada a aula com muitas informações e metas realizadas.



Resumo de Mª Cristina
Nesta aula  professor Eliana  nos ensinou sobre descrição do gênero artigo de opinião falou sobre a Esfera: Jornalismo, tem como finalidade convencer o outro de que a tese defendida é a mais adequada,influenciar o pensamento dos leitores.Autor:Alguém que domina o assunto(ou pelo menos está razoavelmente informado do assunto),em geral alguma instituição, e falou sobre suporte(circulação,jornais,revistas,internet...),leitores:fazer bastante leituras.Conteúdo Temático: questões controversas que se supõe de relevância social(nem sempre explícitos nos artigos de opinião).Exemplos de questões polêmicas:O Brasil  deve permiti a livre produção de alimentos transgênicas?A clonagem humana deve ser permitida?...Forma Composicional:É variável,mas sempre terá uma tese/posição/opinião que é defendida,argumentada que sustente essa tese.Forma Composicional(2),Estilos-Marcas/recursos lingüístico e Discurssão gramatical.

7ª aula de portugues instrumental " Artigo de Opinião"

Resumo de Claudete
A palavra da noite foi " Tudo é possível conforme a leitura". Eliana Dias
Para continuar as aulas a professora deu o assunto sobre o artigo de opinião, onde a maioria dos alunos estavam em dúvida. Todos estavam empenhados em saber como elabora um artigo e qual era a sua estrutura em geral.Também a professora deu uma fala muito importante que foi sobre a estrutura do artigo de opinião. No artigo de Opinião poderia conter os seguintes tópicos: Constextualização e/ou apresentação da questão que estava sendo discutido; Explicitação do posicionamento assumido; Utilização de argumentos para sustentar a oposição assumida; Consideração de oposição contrária à posição assumida; Utilização de argumentos que reflitam a posição contraria; Retomada da posição assumida; Possibilidade de negociação.
Dando continuidade da material pediu que todos fizesse uma artigo de opinião na sala.
O grupo fez do seguinte tema que foi:" A forma de se vestir na faculdade". (Geize Arruda)

Resumo de Deyse
Nesta aula foi a profª. Falou sobre artigo de opinião.
Características: Quando nos queremos expressão um ponto de vista através de um jornal ou revista, temos que utilizar um gênero textual argumentativo. O mais usual o mais usual é o artigo de opinião, empregado p/ abordar questões polemicas, de importância.Suporte: jornal, radia, TV, internet.Tipos textuais argumentativo.O discurso argumentativo presente no artigo de opinião, tem como finalidade e persuasão ou convencimento de interlocutor.Finalidade: persuadir, convencer.O artigo ele aborda temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos leitores, espectadores e ouvintes. O autor deste gênero apresenta seu ponto de vista expondo idéias pessoais através da escrita , com intenções de convencer seu interlocutor.
Para convencer é preciso q/ ele apresenta bons argumentos sustentados por verdades e opiniões, porem tais opiniões são fáceis de serem constadas. Pelo fato de serem fundamentadas em impressões pessoais do autor do texto.
Pode ser elaborado em 1ª ou 3ª pessoa do singular.
A estrutura do artigo de opinião:Contextualização e/ou apresentação da questão que está sendo discutida;Explicitação do posicionamento assumido;Utilização de argumentos para sustentar a posição assumida; Consideração de posição contrária e antecipação de possíveis argumentos contrários à posição assumida; Utilização de argumentos que refutam a posição contrária; Retomada da posição assumida; Possibilidades de negociação.

Resumo de Gleizimar


Resumo de Laurice
A aula de hoje tem como objetivo, desenvolver de um artigo de opinião e suas características. O artigo de opinião é empregado para abordar questões polemicas de importância social, no qual encontramos em jornal, TV, rádios e outros. Ainda convém lembrar que o artigo de opinião aborda temas polêmicos e como finalidade de convencimento do interlocutor para que ele compartilhe sua opinião ou realização de determinada coisa. Para convencer os leitores  espectadores e ouvintes é preciso apresentar argumentos sustentados por verdades e opiniões. No desenvolver da aula a professora Eliana Dias falou sobre a estrutura do artigo de opinião que são:  Apresentação; Explicação do posicionamento;Consideração de posição e antecipação de possíveis argumentos; Utilização de argumento;  Retomada da posição assumida e Possibilidade de negociação. Dessa forma e aula foi proveitosa com a intenção e compromisso de ajuda desenvolver o artigo de opinião.

Resumo de Mª Cristina
Na aula de hoje a professor Eliana explicou como se elabora um artigo de opinião. Falou sobre as características,o tipo textual argumentativa. Aprendemos também que artigo de opinião aborda temas polêmicos e que o autor apresenta seu ponto de vista,expondo idéias através  da escrita, com intenções de convencer seus interlocutores e que para convencer é preciso que ele apresente bons argumentos,sustentados por verdades.A professora abordou um outro assunto bem polêmico,a forma de se vesti na faculdade,que abrange aquela moça que foi muito criticada por está usando um vestido curto.Finalizamos a aula fazendo um resumo falando sobre como se vesti na faculdade, e por fim a professora Eliana passou uma pesquisa sobre o jovem brasileiro e a internet.
  

quarta-feira, 25 de maio de 2011

6ª aula de portugues instrumental

Dando continuidade as aulas de portugues instrumental, a professora (Eliana) deu dicas para uma boa produção textual e evitar determinados erros de portugues.

Resumo de Claudete
Para evitamos erros de portugues precisamos evitar repetição de som, palavras e idéias. Tem determinadas palavras teminadas em: _ação;_são;_ssão;_dade que provocam na mente eco. Quando repetimos palavras indica vocabulário escasso e a repertição de idéias demonstra ausência de leitura e conhecimento geral. Tem cidades de expressão populares e cristalizadas pela população são frases comum e qualquer cidadão. Na parte impessoal, devemos evitar a palavra eu,você e nós e na escrita não use girias e nem abuse de palavras estrangeiras.
Também deu dicas como começar os primeiros paragrafos do tipo: É de conhecimento geral que ..... Cogita-se com muita frequencia que.........; Muito se debate à respeito......; É indiscutivel que ........; É inegável que..........; Pode-se afirmar que..... e outros. A professora também deu dicas de algumas frases para paragrafos intermediários aquelas que poderiamos usar no médio de relatório. As frases usadas poderiam ser: ao se examinarem alguns ..........; Verifica-se que............; Pode-se mencionar, por exemplo............; Além disso..........; Outra preocupação constante..............; Ainda convém linhar........; E para finalizar poderiamos usar as seguintes frase:Dessa forma........; Sendo assim.........; Em vista dos argumentos apresentados..........; Em virtude do que foi mencionado.........; Assim.........; Dado o exposto................; Por tudo isso..........e outros.
Solicitou que fizessemos uma interpretação da pedra com o título:


 No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra
Nunca me esqueci desse
Acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fadigadas
Nunca me esquecerei de que no meio do
Caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho


Carlos Drumonnd
Após o poema a professora pediu para explicar com nossas palavras o que seria aquela pedra.
O que é a pedra?
R: Pode-se afirmar que esta pedra refere-se aos obstáculos que deparamos em nossa vida que precisamos supera-los com calma e assumir um novo compromisso consigo mesmo, traçando novas metas, desejos, buscar nova motivação e seguir em frente.
HAICAIS
meu sonho é nixo
ter a felicidade
que outros põem no lixo


Millor Fernandes
Interpretação dos textos acima:
01. A realidade dele era muito difícil que não poderia sonhar tão alto e seus sonhos era muito simples para outras pessoas que falava.


a vida eterna busca
a vida é ter uma busca
ávida eterna busca


Oreste Branquinho Filho


Interpretação dos textos acima:
02. Pode-se afirmar que já passaram anos e que momento da vida foi muito cheio de trabalho e agora é só vê o temp o passar.


um campo
bola na rede
e o grito da torcida


Wladimir Lima Ramos Alves


Interpretação dos textos acima:
03. A vida é o campo, a bola é o objetivo e o grito é o objetivo alcançado.


Outro poema, agora  de Vinicius de moraes que falava de um amor impossivel que se chama:


Soneto de Fidelidade


De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo,e sempre, e tanto
que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mas meu pensamento.


Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pensar ao seu contentamento.


E assim, quando mas tarde me procura
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.


Eu possa me dizer de( que tive)
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


Todos nos temos que aprender a lê e intepretar, por que a leitura é muito importante e precisamos compreender o que lemos e interpretar. Na compreensão podemos afirmar que é decodificar os sinais que constituem os textos. Hoje podemos afirmar além de lê muito os jovens precisa ampliar seu vocabulário e essa geração sabe mesmo é dominar o computador e precisa buscar a palavra certa.




Resumo de Deyse
Na aula de hoje a professora nos deu dicas para uma boa produção de texto. Temos que ter coerência, observar a escrita e o que diz no início e no final do texto, evitar orações subordinadas, anáforas, cacofonia, repetição de sons, expressões populares, estrangeirismo, sempre usa orações coordenadas e ser impessoal.
Em seguida ela nos citou algumas frases para o primeiro paragrafo:
1.            É de conhecimento geral que...
2.            Cogita-se com muita frequência que...
3.            Muito se tem discutido, recentemente, acerca de...
4.            Muito se debate a respeito de...
5.            O (a)__________é de fundamental importância...
6.            É indiscutível que...
7.            É inegável que...
8.            Pode-se afirmar...
Frases para iniciar parágrafos intermediários:
1.            Além disso...
2.            Outro fator importante...
3.            Ainda convém lembrar...
4.            Pode-se mencionar, por exemplo..
5.            Ao examinar alguns___________. Verifica-se que...
Frases para fazer finalização:
1.            Dessa forma...
2.            Sendo assim...
3.            Assim...
4.            Em vista do argumento apresentado...
5.            Em virtude do que foi mencionado...
6.            Dado o exposto...
7.            Por tudo isso...
8.            Tendo em vista os aspectos observados... ou mencionados...


Logo após a professora falou um pouco sobre a importância da leitura.


“A leitura é a construção do sentido é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento dinamizar o raciocínio e a interpretação”. Os componentes da leitura são: Leitura, Compreensão e interpretação.
“Além de ler muito, o jovem precisa ampliar seu vocabulário, hoje, a imagem sobrepõe a palavra. Esta geração, que domina tão bem o computador, precisa buscar a palavra. Também é importante raciocinar sobre o que foi lida, desconfiar daquilo e tentar novas conclusões.”                                                                         

                                                                                                                Josué Montello
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedraNunca me esqueci desse
Acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fadigadas
Nunca me esquecerei de que no meio do
Caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
                                                                                                    Carlos Drummond
Diante deste poema a professora nos pediu que fizesse um exercício explicando o que seria está pedra.
O que é a pedra?
R) Pode-se afirmar que esta pedra refere-se aos obstáculos que deparamos em nossa vida que precisamos supera-los com calma e assumir um novo compromisso consigo mesmo, traçando novas metas, desejos, buscar nova motivação e seguir em frente.
Logo após ela escreveu três poemas e pediu para cada um analisar e fazer uma breve reflexão sobre os mesmos.


01.Haicai
Meu sonho é nixo,
Ter a felicidade
Que outros põem no lixo 
Millor Fernandes


Reflexão: Às vezes tem que dar valor ao que muitas pessoas não valorizam.


02.A vida eterna busca
     A vida é ter na busca
     Ávida e ter busca
Orestes Filho


Reflexão: quer dizer que na vida nunca paramos, vivemos sempre em busca de sonhos, desejos, objetivos etc.


03.Um campo
     Bola na rede
     E o grito da torcida
  Wladimir Lima Alves


Resumo de Gleizimar




Resumo de Laurice


O ato de ler é de fundamental importância, pois ler é uma competência indispensável para a aprendizagem. Ainda convém lembrar que repetições de palavras indicam vocabulário escasso demostrando a ausência de leitura, sendo assim na escrita não use gírias ou palavras estrangeiras, pois o objetivo dessa aula é aprender dicas para uma boa produção textual, pois através dela podemos enriquecer o vocabulário obtendo conhecimento.
1) Poema de Carlos Drumond de Andrade (No meio do caminho)
R) A pedra no meio do caminho é uma oportunidade, um desafio, uma chance que lhe foi dada, que deve ser agarrada com mil braços, vencendo o obstáculo, a dificuldade com vontade de conseguir chegar lá, mesmo com insegurança daquilo que tá fazendo nunca desista, trace novas metas com muito esforço e motivação.   


Resumo de Mª Cristina


No meio do caminho tinha uma pedra
A vida é cheia de altos e baixo,raro é o dia em que não nos deparamos com uma pedra no caminho,umas magoam menos, outras são o suficiente para nos pegar de jeito e nos deixar triste e desanimada.Temos que erguer a cabeça superar os obstáculos,sacudir  a poeira para ver se as pedras caem e seguir o caminho.